Marca do Corinthians vale R$ 1,1 bi

ranking timaoCorinthians tem a marca mais valiosa do futebol brasileiro pelo quarto ano consecutivo com um valor de pouco mais de R$ 1,1 bilhão. O segundo é o Flamengo, com R$ 855 milhões e o terceiro é o São Paulo, com R$ 848 milhões. Esses são os resultados de um estudo da empresa de consultoria e auditoria BDO, que avaliou as 23 marcas de clubes de futebol mais valiosas do Brasil.

Embora estejam distantes dos números dos gigantes europeus como o Manchester United, cuja marca vale cerca de R$ 4,4 bilhões, de acordo com a Forbes, o tetracampeonato corintiano deve ser motivo de orgulho para os torcedores.

A metodologia do estudo utiliza dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing, além de dados econômicos e sociais dos brasileiros, mas não foram considerados os recursos com transferências de atletas. Pelo estudo, uma variável sozinha não define o peso da marca. Além da força da torcida (tamanho, faixa etária e hábitos de consumo), o valor considera as receitas (cotas de TV e patrocínios das camisas, por exemplo) e as características dos mercados locais (poder aquisitivo por região). No caso do Corinthians, metade da força de sua marca vem da torcida; para o Flamengo, o porcentual sobe para 57%.

Não foram apenas os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes que mantiveram o Corinthians no topo, um dos atributos do time para uma marca forte, portanto, é o relacionamento com a torcida. Mais que quantidade, vale a qualidade. Por essas razões, o Corinthians tem uma marca mais valiosa que a do Flamengo, dono da maior torcida do Brasil. Entre 2009 e 2013, a marca corintiana evoluiu R$ 546 milhões. O Flamengo, por sua vez, teve um crescimento de apenas 8%, deixando o São Paulo se aproximar na briga pela vice-liderança.

 

 

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