Tradição mantida em mais um ano da Festa dos Caretas de Santana

Tradição mantida em mais um ano da Festa dos Caretas de Santana

Santana do Sobrado viveu, nesse fim de semana, mais uma edição da sua centenária e lendária festa dos caretas. Durante o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa, homens, mulheres, crianças, se fantasiaram e distribuíram alegria e irreverência pelas ruas da comunidade, que pertence ao município de Casa Nova.

Tradição, que vem da antiga Santana, mexe com o sentimento e o imaginário dos moradores e dos visitantes. A festa tem toda uma simbologia social, cultural e religiosa. A caça aos Judas durante o sábado, o passeio público da figura do Judas ao domingo, mostrando que aquele que traiu a Cristo deve ser queimado em Praça Pública.

Antes de ser queimado, no entanto, o Judas deixa seu testamento aos moradores do local e, em seguida, se desfaz em chamas com um grande show pirotécnico.

Há três anos, a festa tem tomado uma proporção maior, atraindo milhares de visitantes. Para estimular o crescimento da tradição, a Prefeitura tem investido alto, desde a confecção das fantasias até a estrutura, logística e realização de shows com bandas regionais.

Como faz todos os anos, o deputado estadual Tum, entusiasta da brincadeira, vestiu a fantasia e foi pra rua, assim como fazem centenas de nativos e turistas, além de ter garantido, junto ao governo municipal, o apoio necessário à manutenção dessa tradição. 

Por Agencia Gênesis

Nenhum comentário:

Regras do site
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Tecnologia do Blogger.