Casa Nova: Prefeitura reforça ações contra a PSC

Casa Nova: Prefeitura reforça ações contra a PSC
O Secretário de Agricultura de Casa Nova, Pedro dos Santos Costa (O vereador licenciado Pedrinho da Vanda – PMDB) está convidando produtores rurais que se dedicam à criação de suínos para participar de uma palestra sobre a situação de Alerta Sanitário para Peste Suína Clássica nos Municípios de Divisa com os Estados de Pernambuco e Piauí, que será realizada no dia 10 de maio na próxima sexta-feira, às 9:00 na sede da Colônia dos Pescadores.
A palestra é promovida pela ADAB - Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, que vem acompanhando com preocupação a incidência da PSC.
O Secretário Pedrinho da Vanda, ao reforçar o convite aos produtores, esclarece que a PSC não tem risco de contaminação para humanos, mas “causa enormes prejuízos econômicos e cria barreiras sanitárias para o município, prejudicando a comercialização fora dos limites municipais.
“Já discutimos esta questão anteriormente em reuniões nas comunidades e agora partimos para conscientizar e mobilizar a todos os produtores do município. Casa Nova é um grande produtor de proteína animal, com o maior rebanho de caprinos e ovinos do Brasil, tem uma produção excelente de suínos, que abastecem o mercado regional e não podemos correr o risco de barreiras que dificultem a comercialização de nossa produção pecuária”.
“Queremos todos lá. Casa Nova é zona livre da PSC, porém Pernambuco e Piauí, ainda são consideradas zonas de risco. Temos limites com estes estados, temos barreiras montadas na divisa, mas de nada adianta se o nosso produtor não se conscientizar e se mobilizar” – finaliza reforçando o convite à participação.
O que é a PSC
A Peste suína clássica (PSC), também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos
Atualmente, algumas das áreas ou países mais importantes na produção de suínos são livres de PSC, mas apesar dos esforços para sua erradicação, a doença permanece endêmica ou recorrente em outras áreas.
PSC faz parte da lista A da OIE, o que significa que a doença é de notificação compulsória. Sob o ponto de vista econômico, esta é uma das doenças mais importantes, senão a mais importante dos suínos domésticos.
São reconhecidas as formas aguda e crônica da PSC. A manifestação clínica depende da idade do animal e da virulência da cepa viral envolvida. A taxa de mortalidade pode atingir 90% em animais jovens, enquanto que em suínos mais velhos a doença pode ter manifestação discreta ou mesmo ser subclínica.
Os sinais clínicos iniciais incluem depressão e febre alta (41oC/106oF), associados com leucopenia severa (a contagem total de leucócitos pode estar abaixo de 4.000/mm3). Vacinação
A maioria das vacinas atenuadas baseia-se na amostra chinesa do vírus da PSC. Estas vacinas são atualmente utilizadas no mundo todo. A vacina induz altos títulos de anticorpos neutralizantes e é segura para o uso em animais gestantes. A principal restrição à vacinação com vacinas atenuadas, como a amostra chinesa, é que não é possível a distinção entre anticorpos vacinais e aqueles induzidos por infecção natural.
Leia mais sobre esse assunto em: 
ASCOM PMCN


Nenhum comentário:

Regras do site
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo site.
Atenção: só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Tecnologia do Blogger.